Terapia da Fala

O que é um Terapeuta da Fala?

 “O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas. Neste contexto, a comunicação humana abrange todos os processos associados com a compreensão e produção da linguagem oral e escrita, bem como formas adequadas de comunicação não-verbal.” (C.P.L.O.L., 1997)

Qual o papel e a função de um Terapeuta da Fala?

O Terapeuta da Fala tem as seguintes funções:

1 - Prevenção

O Terapeuta da Fala actua em todos os estádios para prevenir a ocorrência ou o desenvolvimento das perturbações da comunicação, através de:

2 - Avaliação

O processo de avaliação é a primeira fase da terapia e assume uma importância fulcral, pois dele depende a obtenção de informação relevante relativa à criança e uma apreciação completa dos aspectos funcionais da sua competência comunicativa.

A avaliação é um processo contínuo que, com frequência, envolve a colaboração de outros profissionais.

A partir da avaliação, o Terapeuta decide se efectivamente a criança necessita de intervenção na área da terapia da fala e determina as necessidades e áreas em que a criança apresenta melhor ou pior competência/desempenho, permitindo, desta forma, estabelecer um diagnóstico e delinear um plano de intervenção específico e adequado.

 3 – Intervenção

 No caso das perturbações da comunicação humana, a intervenção terapêutica pode ser directa ou indirecta. Envolve a terapia, a reabilitação e a reintegração na vida social, bem como a intervenção precoce, o encaminhamento e o aconselhamento.

A terapia da fala tem como objectivo conduzir as crianças ao maior nível possível de funcionamento e comunicação que seja apropriado ao seu ambiente social e educacional, de modo a que possam alcançar ou manter um modo de vida autónomo.

Quando existe uma patologia médica, a intervenção do Terapeuta da Fala pode complementar o tratamento médico.

A terapia da fala colabora também em programas terapêuticos num contexto multidisciplinar.

Quais as perturbações em que o Terapeuta da Fala intervém?

As perturbações estão relacionadas não só com a fala e a linguagem – que são dois dos mais complexos e desenvolvidos aspectos do funcionamento cerebral – mas também com o funcionamento auditivo, visual, cognitivo (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiratório, vocal e de mastigação/deglutição.

 As alterações da fala incluem:

As alterações da linguagem podem ser ao nível da compreensão e/ou expressão.

O Terapeuta da Fala presta apoio terapêutico em crianças com: 

 Este texto foi elaborado pela Terapeuta da Fala Maria Luísa Pinto, tendo como base o Perfil Profissional dos Terapeutas da Fala elaborado pelo C.P.L.O.L. (Comité Permanent de Liaison des Orthophonistes-Logopèdes de L’Union Européénne).


cptul.orgfree.com - última actualização em 08-02-2019
Free Web Hosting